Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Maria Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que na criança residia a esperança da construção de um mundo melhor.

Foi uma conquista de Montessori ter criado condições que permitissem às crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas; analisou cientificamente a personalidade da criança, sua capacidade de experimentar as possibilidades de seu desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente.

Dizia que à Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesma.

Metodologia

Maria Montessori nasceu em 31 de agosto de 1870 em Chiaravalle, Itália. Seu pai, Alessandro Montessori, era oficial do Ministério das Finanças, trabalhando na época numa fábrica de tabaco estatal. Sua mãe, Renilde Stoppani, erauma mulher bem educada para a época.

Desde muito jovem Maria Montessori, manifestou interesse pelas matérias científicas, principalmente matemática e biologia, resultando em conflito com seus pais, que desejavam que ela seguisse a carreira de professora.

Indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras mulheres a formar-se em medicina na Itália.

Após sua formatura, não pode exercer como médica, pois na época não se admitia uma mulher examinando o corpo de um homem, então iniciou um trabalho com crianças com necessidades especiais na clínica da universidade, vindo posteriormente a dedicar-se a experimentar seu método em crianças, sem comprometimento algum.

Foi responsável pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por materiais de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz conexões corretas.

Maria Montessori  é conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.

Montessori destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.

Quem  foi Maria Montessori?

11 4184-2715 / 4164-3767

Whats.png