top of page

O MONTESSORI

 

      Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Maria Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que na criança residia a esperança da construção de um mundo melhor.

​   

  Foi uma conquista de Montessori ter criado condições que permitissem às crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas; analisou cientificamente a personalidade da criança, sua capacidade de experimentar as possibilidades de seu desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente.

​     

Dizia que à Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesma.

​     

O método Montessori prioriza o ritmo próprio de cada indivíduo, ajudando desenvolver o potencial de todos os alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Encoraja a criatividade, curiosidade e criticidade, desenvolvendo assim, as habilidades e competências.

Escola Montessoriana em Alphaville  Barueri Carapicuíba Osasco Jandira
Escola Montessori Alphaville Barueri Carapicuíba Osasco
Escola Preço acessivel alphaville barueri

Escola de Educação Infantil  em Carapicuíba 

Escola de Educação Infantil  em Barueri

Maria Montessori

      Desde muito jovem Maria Montessori, manifestou interesse pelas matérias científicas, indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras mulheres a formar-se em medicina na Itália.

     Foi responsável pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por materiais de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz conexões corretas.

      Maria Montessori  é conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.

      Montessori destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.

Escolas Montessorianas - Barueri - Santana de Parnaíba - Osasco - Carapicuíba - Jandira  - Cotia
bottom of page