O MONTESSORI
Ao considerar as crianças um grupo social de enormes dimensões e uma verdadeira potência no mundo, Maria Montessori por onde passou, deixou sua certeza de que na criança residia a esperança da construção de um mundo melhor.
Foi uma conquista de Montessori ter criado condições que permitissem às crianças manifestar suas ações de acordo com suas necessidades internas; analisou cientificamente a personalidade da criança, sua capacidade de experimentar as possibilidades de seu desenvolvimento psíquico e intelectual, a sua natureza e o período da mente absorvente.
Dizia que à Educação então, caberia a tarefa de favorecer, no sentido mais completo, o desenvolvimento do potencial criativo, da iniciativa, da independência, da disciplina interna e da confiança em si mesma.
O método Montessori prioriza o ritmo próprio de cada indivíduo, ajudando desenvolver o potencial de todos os alunos nas diferentes áreas do conhecimento. Encoraja a criatividade, curiosidade e criticidade, desenvolvendo assim, as habilidades e competências.
Escola de Educação Infantil em Carapicuíba
Escola de Educação Infantil em Barueri
Maria Montessori
Desde muito jovem Maria Montessori, manifestou interesse pelas matérias científicas, indo contra as expectativas familiares, inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Roma, escolha que a levou a ser, em 1896, uma das primeiras mulheres a formar-se em medicina na Itália.
Foi responsável pela criação do método Montessori de aprendizagem, composto especialmente por materiais de apoio em que a própria criança (ou utilizador) observa e faz conexões corretas.
Maria Montessori é conhecida pelo método educativo que desenvolveu e que ainda é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.
Montessori destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adotou o princípio da auto-educação, que consiste na interferência mínima dos professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático.